O Ministro do Interior da República de Angola, Eugénio César Laborinho, procedeu, hoje, em Luanda, ao Acto de Lançamento da Unidade de Reacção e Patrulhamento (URP), no Comando Provincial de Luanda (CPL) que vai reforçar o combate cerrado à criminalidade, na capital do país.
A cerimónia que serviu, tanto para o lançamento das forças, bem como para o Acto de Encerramento de um Curso, onde participaram 773 finalistas, dotados de tácticas e técnicas policiais, armamento e tiro, intervenção policial, condução automóvel, ordem unida e gestão de eventos, ocorreu por ocasião dos festejos do 43° aniversário do Ministério do Interior, assinalado hoje.
Na parada da Escola Prática de Polícia, Capolo 1, Eugénio César Laborinho, garantiu que, a Unidade vai auxiliar os Comandos Municipais da PNA, no controlo de massas e combate à criminalidade, sobretudo nos pontos críticos e com extensão à todo território nacional.
"A URP é a força do 2° Nível de Intervenção Policial, que irá evitar a utilização desnecessária da PIR, enquanto força de intervenção do 3° Escalão", esclareceu o titular da Pasta do Interior.
No final, o Ministro apelou ao efectivo no sentido do cumprimento das missões e para a observância do princípio da disciplina, rigor e espírito de sacrifício, no combate à criminalidade, assim como na relação Polícia/Cidadão.
Testemunharam o acto, o Comandante-Geral da PNA, Comissário-Geral, Arnaldo Manuel Carlos, Membros do Conselho Superior do MININT e da Polícia Nacional de Angola.