COMANDANTE-GERAL EXIGE PROFISSIONALISMO E RESPONSABILIDADE AOS FINALISTAS DO 20° CURSO BÁSICO DE POLÍCIA

19/06/2022 || 07:54:54


O Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola (PNA), Comissário-Geral Arnaldo Manuel Carlos, orientou, hoje, maior profissionalismo, responsabilidade e firmeza no exercício da manutenção da ordem e tranquilidade públicas, aos finalistas do 20° Curso Básico de Polícia, direccionado aos efectivos provenientes das Força Armadas Angolanas (FAA) e aos finalistas do curso de especialização do efectivo da Unidade de Reação e Patrulhamento, que encerrou na província do Huambo.

O Comissário-Geral, que falava no Centro de Formação Regional, disse que a formação visou  elevar a capacidade operacional da Polícia Nacional, para fazer face aos actuais desafios de segurança pública. "O ingresso de efectivos jovens vai permitir elevar os níveis de presença Policial e contribuir para um asseguramento êxitoso dos eventos, com realce ao do pleito eleitoral a ter lugar em Agosto próximo. Estamos a contar convosco para o reforço da nossa capacidade operacional, de modo a satisfazer as necessidades de segurança das populações e dos seus bens", afirmou o Comandante-Geral da PNA.

Arnaldo Manuel Carlos incentivou aos novos efectivos a fazer o melhor uso da farda, para manter a boa imagem da Corporação "Não usem a farda para actos indecorosos. Devem trabalhar com profissionalismo e patriotismo e demonstrem as vossas capacidades", exortou o Comissário-Geral.
 
Ao terminar a sua alocução, o Comandante-Geral não deixou de homenagear o Subinspector, José da Costa, promovido a título póstumo, ao grau de Inspector, por falecimento durante acto de enfrentamento com meliantes no passado dia 15 de Junho.

Por seu turno, o director da Escola Prática de Polícia (EPP), Comissário João Elias de Sousa explicou que, participaram do 20° Curso Básico de Polícia 735 efectivos, formados em matéria de segurança pública e 429 outros efectivos aperfeiçoaram as suas técnicas e tácticas de intervenção Policial para enfrentamento, no âmbito do curso das unidades de Reacção e Patrulhamento.

Refira-se que, no acto, foram promovidos efectivos aos graus de oficiais superiores, subalternos e agentes. O acto culminou com demonstração de técnicas de intervenção. Testemunharam a cerimónia o Vice-Governador do Huambo Franscisco Cata, o 2° Comandante-Geral da PNA, Comissário-Chefe Domingos Ferreira de Andrade, o Inspetor-Geral da Polícia, Comissário-Chefe Albino Francisco de Abreu (Xaxá), o Comandante do Instituto Superior do Exército, Tenente-General Eugénio Figueiredo, membros do Conselho Superior de Polícia e o Comandante do Centro de Formação Regional Centro, Superintendente-Chefe Amadeu Cangajo Jeremias.