O Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho considerou, ontem, em Luanda, pertinente a necessidade de se continuarem a aprimorar os mecanismos de disciplina e moralização dos novos efectivos.
O titular da Pasta do Interior fez essas declarações durante o encerramento do 9° Curso Básico de especialização da Polícia de Intervenção Rápida (PIR).
Eugénio César Laborinho recordou na ocasião que, a Polícia de Intervenção Rápida surgiu no início da década de 90, como consequência do processo de criação de um órgão de especialidade da PNA, com o objectivo de responder com máxima celeridade às situações de emergência que beliscam a ordem e segurança dos cidadãos e das instituições, sofrendo transformações que adaptam ao paradigma de um Estado Democrático e de Direito.
O Ministro fez saber ainda que, sob orientação do Comandante-Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas e Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, estão a ser envidado esforços para a melhoria da criação de condições humanas, materiais e tecnológicas, no sentido da modernização e rejuvenescimento dos efectivos para melhorar a capacidade de reacção técnica e operativa.
“Com o culminar deste ciclo formativo, estamos convictos que a PIR sai mais reforçada para cumprir exemplarmente o seu papel onde for chamada”, disse Eugénio Laborinho.
No final, os efectivos foram apelados a manter sentido de prontidão, dedicação e espírito de sacrifício, auxiliando a Polícia de ordem pública durante o processo de asseguramento das eleições gerais, que o país irá realizar no dia 24 de Agosto, do ano em curso, visando a observância de um clima de paz e harmonia.
Refira-se que, concluíram o 9° Curso Básico de especialização, um total de 1029 efectivos.
O Ministro foi recebido pelo Comandante da Polícia de Intervenção Rápida, Comissário-Chefe, Tito Munana, que na ocasião apresentou a exposição de meios técnicos e tácticos, seguido de demonstração de forças.

NOVO PROCURADOR MILITAR DA REGIÃO CENTRO JÁ EM FUNÇÕES

COOPERAÇÃO COM ÓRGÃOS DE JUSTIÇA MILITAR, PREMISSA PARA REFORÇO DA DISCIPLINA

MAIS DE 20 ARMAS APREENDIDAS EM OPERAÇÕES POLICIAIS