O Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho considerou, ontem, em Luanda, pertinente a necessidade de se continuarem a aprimorar os mecanismos de disciplina e moralização dos novos efectivos.
O titular da Pasta do Interior fez essas declarações durante o encerramento do 9° Curso Básico de especialização da Polícia de Intervenção Rápida (PIR).
Eugénio César Laborinho recordou na ocasião que, a Polícia de Intervenção Rápida surgiu no início da década de 90, como consequência do processo de criação de um órgão de especialidade da PNA, com o objectivo de responder com máxima celeridade às situações de emergência que beliscam a ordem e segurança dos cidadãos e das instituições, sofrendo transformações que adaptam ao paradigma de um Estado Democrático e de Direito.
O Ministro fez saber ainda que, sob orientação do Comandante-Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas e Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, estão a ser envidado esforços para a melhoria da criação de condições humanas, materiais e tecnológicas, no sentido da modernização e rejuvenescimento dos efectivos para melhorar a capacidade de reacção técnica e operativa.
“Com o culminar deste ciclo formativo, estamos convictos que a PIR sai mais reforçada para cumprir exemplarmente o seu papel onde for chamada”, disse Eugénio Laborinho.
No final, os efectivos foram apelados a manter sentido de prontidão, dedicação e espírito de sacrifício, auxiliando a Polícia de ordem pública durante o processo de asseguramento das eleições gerais, que o país irá realizar no dia 24 de Agosto, do ano em curso, visando a observância de um clima de paz e harmonia.
Refira-se que, concluíram o 9° Curso Básico de especialização, um total de 1029 efectivos.
O Ministro foi recebido pelo Comandante da Polícia de Intervenção Rápida, Comissário-Chefe, Tito Munana, que na ocasião apresentou a exposição de meios técnicos e tácticos, seguido de demonstração de forças.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES