PNA E DIRECÇÃO DOS CAMINHOS DE FERRO VÃO REFORÇAR MEDIDAS DE SEGURANÇA NA LINHA FÉRREA PARA TRAVAR VANDALISMO

14/04/2022 || 07:54:01


A segurança na linha férrea será reforçada nos próximos dias, com acções de patrulhamento policial e campanhas de sensibilização de prevenção, com vista a salvaguarda da integridade física dos utentes e das locomotivas. A garantia foi dada ,hoje, em Luanda, pelas autoridades policiais e do sector dos caminhos de ferro, que radiografaram o ramal da Estação do Bungo aos Musseques, onde, numa viagem de  comboio, as autoridades constataram o estado da via e das locomotivas.

O 2º Comandante-Geral  da Polícia Nacional de Angola (PNA), Comissário-Chefe,  António Pedro Kandela, encabeçou a comitiva, em que estiveram, igualmente, presentes o Comandante da Polícia de Segurança de Objectivos  Estratégicos da PNA (PSOE/PNA), Comissário-Chefe, Simão de Sousa Inglês, o Presidente do Conselho de Administração dos Caminhos de Luanda ( PCA/CFL), Júlio Bango Joaquim e o 2º Comandante Provincial de Luanda, Comissário - Gelson Miguel, que, numa viagem descontraída, observaram e apuraram os constrangimentos ao longo do troço percorrido, cujo termino foi a oficina dos caminhos de Ferros de Angola, localizada nas instalações da 2ª Unidade de Protecção de Objectivos Estratégicos, no distrito do Rangel. 

Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração do CFL, Júlio Bango Joaquim,  apresentou o informe da situação de segurança naquele troço, sublinhando o vandalismo das locomotivas, por arremesso de pedras e o lixo ao longo das vias como as preocupações "gritantes" da instituição, pelo que solicitou o reforço das forças policiais, na manutenção da ordem.

Por sua vez, o 2º Comandante-Geral, Comissário-Chefe, António Pedro Kandela, agradeceu ao PCA do CFA pela  apresentação do informe e garantiu que as duas instituições irão seguir firmes nesta parceria, em prol da protecção dos bens públicos e manutenção da segurança pública, pelo que apelou também  a cooperação de todas as forças vivas da sociedade ."Vamos continuar com esta parceria porque está em causa o bem público e cabe aos cidadãos colaborarem na preservação dos meios. A sociedade civil, em particular os partidos políticos, deve contribuir na sensibilização da sociedade para garantir maior vigilância, tendo em conta o contexto actual", apelou  o Comissário-Chefe.

Avançando,  o número "2" da PNA orientou aos responsáveis da PSOE a redobrar  as medidas de vigilância nos locais estratégicos, cooperando com as demais forças para que a segurança seja eficaz, com implementação de meios que facilitem o patrulhamento naquela extensão. "Com um trabalho de inteligência, teremos resultados", previu. 

Por último, António Pedro Kandela solicitou o apoio das administrações municipais, de modo, a trabalharem juntos em prol das comunidades. "É preciso incutir aos munícipes a cultura de educação ambiental, para que se diminua os riscos de insegurança e da saúde pública.

Fizeram, igualmente, parte do acto, membros do Conselho Superior de Polícia e especialistas da administração técnica dos Caminhos de Ferro de Luanda (CFL).