PNA PARTICIPA NOS PREPARATIVOS FINAIS DA ORGANIZAÇÃO DOS JOGOS DA SARPCCO DE 2022

22/03/2022 || 03:15:27


Uma delegação da Polícia Nacional de Angola (PNA), chefiada pelo Director de Educação Patriótica, Comissário-Chefe, António Vicente Gimbe, encontra-se na República da Tanzânia, onde participa na 2ª Reunião Administrativa da 11ª Edição dos Jogos da Organização dos Chefes de Polícias da África Austral (SARPCCO), a ter lugar no presente ano, na Tanzânia, entre a segunda quinzena de Agosto ou primeira quinzena de Setembro próximo.

Participam igualmente, do referido, que decorre de 20 a 26 do corrente, o Director de Doutrina e Ensino Policial, Comissário, Quifica Samuel Matulo e técnicos seniores da Direcção de Intercâmbio e Cooperação da PNA.

O grupo de trabalho para realização da 11ª Edição dos Jogos da SARPCCO, a decorrer neste ano na Tanzania, esteve reunido, pela primeira vez, em Novembro do ano passado via online, sob coordenação do Burreau de Harare, da qual a Polícia Nacional de Angola (PNA) fez parte e transmitiu a sua experiência na organização do evento desportivo que, tri-anualmente junta os países membros da Organização dos Chefes de Polícias da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

A delegação da PNA na altura, participou do encontro a partir da sala de reuniões da Direcção de Intercâmbio e Cooperação e foi chefiada pelo Director de Educação Patriótica, Comissário-Chefe, António Vicente Gimbe, que, durante a reunião, passou a experiência de Angola, em termos organizativos, ao actual membro organizador.

“Transmitimos aquilo que foi o nosso plano de acção em 2019, e nos disponibilizamos para ajudar, de modo que a Tanzânia organize de forma satisfatória, os jogos da SARPCOO em 2022”, explicou na ocasião o actual Comissário-Chefe.

Por sua vez, o Chefe do Departamento da Direcção de Educação Patriótica da PNA, Superintendente-Chefe, Belmiro Carmelino, assegurou, na ocasião que Angola vai participar do certame com sete modalidades: futebol, atletismo, natação e outras, sendo que cada uma delas terá um árbitro.

Importa referir que, a Polícia angolana arrecadou um total de 29 medalhas, nos 10º Jogos da SARPCCO que realizou em 2019, sendo 09 de Ouro, 07 de Prata e 13 de Bronze, onde participam onze Estados Membros da (SADC) Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, designadamente Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Eswatini (ex-Swazilândia), Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe, que disputam nas modalidades de Xadrez, dardos, netball, futebol, voleibol e atletismo em ambos os sexos.

Fundada em 1995, os jogos da SARPCCO tem como objectivo, fortalecer as relações a nível das polícias da região austral do continente.