MINISTRO DO INTERIOR ORIENTA REFORÇO DE MEDIDAS OPERATIVAS PARA PREVENIR E COMBATER ACTOS DE VANDALIZAÇÃO DE BENS PÚBLICOS

17/03/2022 || 03:58:45


O Ministro do Interior, Eugênio César Laborinho reiterou, hoje, em Luanda, a Polícia Nacional de Angola a reforçar as medidas operativas para prevenir e reprimir actos de vandalização dos bens públicos que têm criado prejuízos à sociedade, bem como orientou a responsabilização exemplar dos seus autores. 

Eugénio Laborinho, que discursava durante a IIIª Reunião Ordinária do Conselho Superior de Polícia, que decorre na  Unidade Operativa de Luanda, reconheceu que, apesar dos esforços empreendidos pela Corporação, o País ainda  tem registado furtos de cabos eléctricos, vandalização de sarjetas, janelas e portas de edifícios públicos, escolas e hospitais, bem como a remoção de componentes das linhas férreas e a recorrência de danos aos transportes públicos. 

O governante recordou, que os órgãos de Polícia existem para garantir a ordem e a legalidade democrática, independentemente da filiação partidária, religião, raça e nacionalidade do cidadão. “Nós existimos para servir a pátria e a sociedade, como órgão de segurança pública devemos intensificar a estratégia do policiamento de proximidade como forma de materializar a participação da sociedade na sua própria segurança”, ressaltou o Ministro, encorajando os efectivos a continuarem a desempenhar as suas funções com brio, determinação, disciplina, respeito pela legalidade e dignidade da pessoa humana, primando pelo espírito de proximidade ao cidadão. “O Polícia é um cidadão e o cidadão é um Polícia, pois, não existe sociedade sem polícia ou polícia sem sociedade”, acentuou Eugênio Laborinho.

Por último,  o Ministro do Interior  agradeceu aos efectivos do pelouro e aos dos demais órgãos de defesa e segurança pela entrega, abnegação e sacrifício que têm consentido nas acções de asseguramento e no cumprimento das medidas preventivas e combate à Covid-19, demonstrando um verdadeiro amor à pátria.

Participam do encontro o Comandante-Geral da Polícia Nacional, Comissário-Geral, Arnaldo Manuel Carlos, os 2ºs Comandantes-Gerais, Comissários-Chefes, António Pedro Kandela e Domingos Ferreira de Andrade, o Procurador Militar Junto da PNA, o Director da Polícia Judiciária Militar e membros do Conselho Superior da PNA.