MAIS DE CINQUENTA EFECTIVOS DA PNA FORMADOS EM MATÉRIAS DE CINOTECNIA E SAÚDE ANIMAL NO CFACC

17/03/2022 || 08:43:15


Cinquenta e um efectivos da Polícia Nacional de Angola (PNA) encerraram, hoje, em Luanda, o 17° Curso de Cinotecnia e Saúde Animal, no Centro de Adestramento Cavalaria e Cinotecnia ( CFACC) da Polícia Nacional de Angola, num acto presidido pelo 2° Comandante-Geral da PNA, Comissário-Chefe, Domingos Ferreira de Andrade, em representação do Comandante-Geral da PNA, Comissário-Geral, Arnaldo Manuel Carlos.

Na formação de dez meses, os especialistas da CFACC, Unidade de Anti-Terrorismo (UAT), Unidade Operativa de Luanda e o Comando Provincial da Huíla, foram potenciados em matérias de teoria de adestramento geral, formação especial e saúde animal (Enfermagem cino), que visou proporcionar aos efectivos habilidades físicas necessárias para garantia da segurança pública.

Na sua intervenção, o 2º Comandante-Geral disse que, a garantia da ordem e tranquilidade públicas passa pela preparação permanente das forças, desenvolvendo habilidades, para que o binómio "homem - Cão", nas actividades de enfrentamentos, sejam capazes de duplicar a eficácia operacional, sobretudo de patrulhar e detectar produtos ilícitos.

"Para o êxito das nossas missões, deve-se observar o princípio da hierarquia e da disciplina", acentuou o responsável, que na ocasião, saudou de, forma especial, a Mulher Polícia da especialidade de Cinotecnia, pelo mês consagrado ao género.

O acto foi marcado com entrega de certificados de méritos e demonstrações de forças, com técnicas cino, detenção de delitos, explosivos, drogas, armas de fogo armazenadas em viaturas e bagagens, para um combate cerrado à criminalidade e ao terrorismo.

Testemunharam a cerimónia, o Director da Direcção de Doutrina e Ensino Policial, Comissário, Morais Quifica, o Director da Escola Prática de Polícia, Comissário, João Elias de Sousa, o Director do CFACC, Comissário, José Carlos de Mendonça Texeira do Carmo e demais Membros do Conselho Superior da Polícia Nacional de Angola.