MINISTRO DO INTERIOR ASSEGURA QUE MULHERES IRÃO CONTINUAR A ASSUMIR CARGOS DE CHEFIA NA INSTITUIÇÃO

15/03/2022 || 08:45:23


O Ministro do Interior, Eugênio César Laborinho enalteceu, hoje, em Luanda, o contributo das mulheres do seu pelouro para o desenvolvimento da instituição e do País, assegurando que o órgão irá continuar a apostar nos efectivos femeninos para assumirem cargos de direcção e chefia, observando, no entanto, o princípio da meritocracia.

A garantia foi dada durante o acto central das festividades em alusão ao Mês da Mulher, que decorreu no Sala Magna do Ministério do Interior, onde estiveram presentes efectivas dos distintos órgãos que compõem aquele Departamento Ministerial.

Eugênio Laborinho sublinhou que, "a mulher é um ser fundamental na sociedade e que sem elas o mundo não teria sentido.

"Os homens são o reflexo das mulheres, fruto da boa educação e amor que as heroínas transmitiram. Não se pode lembrar as mulheres somente no mês de Março, devemos reconhecer a árdua missão que elas desempenham, o papel de educadora e profissionalismo que demostram em várias áreas do nosso país”, ressaltou o Ministro, defendendo a materialização do processo de progressão de carreira de todo efectivo, com realce às mulheres.

Por sua vez, a Secretária de Estado da Acção Social Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), Elsa Bárber, presente no encontro, informou que a década de 2000 foi o momento de apreciação das questões relativas ao envolvimento das mulheres na manutenção e prevenção da paz, segurança e resolução de conflitos, e que, os acordos de paz permitiram um aumento na igualdade do gênero de 14% em 1995, para 22% em 2020.

"O MASFAMU reconhece os avanços e a participação da mulher, assim como, a sua posição na tomada de decisões dando conta de um aumento de 5% para 11% a presença feminina nos órgãos do governo", finalizou.

Já a Conselheira do Ministro do Interior, Comissário, Maria do Rosário Major, evocando

o lema das festividades, “Desafios do emponderamento econômico das mulheres, num mundo de trabalho e mudança na prevenção do meio ambiente”, disse esperar que, as mulheres do MININT continuam resilientes nos seus afazeres, ganhando visibilidade não obstante o momento pandêmico que o país e o mundo enfrentam, por conta da COVID-19.

Refira-se que, as senhoras foram agraciadas com ramos de flores e vivenciarem momentos culturais, num acto presenciado pelo Secretário de Estado do Interior, Mabóquina Zau, pelo 2º Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola, Comissário-Chefe, Ferreira de Andrade, membros do Conselho Consultivo do MININT e convidados.