ANGOLA E CONGO REFORÇAM COOPERAÇÃO PARA MANUTENÇÃO DA ESTABILIDADE DA FRONTEIRA ENTRE OS DOIS PAÍSES

16/05/2022 || 08:46:55


O 2° Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola (PNA) e Coordenador da Delegação de Peritos de Angola, Comissário-Chefe, António Pedro Kandela reafirmou, hoje, no primeiro dia da reunião bilateral de Defesa e Segurança, que decorre no auditório sede do Conselho Nacional de Carregadores, na Ponta Negra, o empenho de Angola na manutenção da estabilidade da fronteira entre Angola e Congo.

O coordenador da Delegação de Peritos de Angola, Comissário-chefe, António Pedro Kandela, que falava durante a sua intervenção na abertura da sessão, destacou as relações de cooperação entre a República de Angola e a República do Congo, que segundo ele remotam desde os primórdios da luta de libertação nacional do jugo colonial dos dois países, reforçadas pelos laços de fraternidade, irmandade, solidariedade e boa vizinhança.

António Pedro Kandela não deixou de frisar diante dos peritos de ambos os países, as vantagens do encontro do género que vai tratar questões ligadas à segurança ao longo da fronteira comum. "Encontros do género servem para limar arestas no âmbito da segurança. É com enorme satisfação que as duas delegações, angolana e congolesa, se juntam mais uma vez para analisar assuntos de interesse comum", sublinhou.

No final, o 2° Comandante-Geral da PNA, Comissário-Chefe, António Pedro Kandela, garantiu que, as instituições que compõem a delegação angolana, continuam determinadas em trabalhar com as instituições congolesas, no sentido de promover e realizar acções que visam salvaguardar a segurança e a estabilidade na fronteira comum, a troca de informações relacionadas às actividades desenvolvidas por pessoas isoladas ou agrupadas que perturbam a paz, a segurança e a estabilidade dos dois países, assim como garantir a segurança ao longo da fronteira comum, em benefício das populações de Angola e do Congo.

Refira-se que, fazem parte da Delegação de Peritos de Angola, altas entidades do Ministério do Interior, os Directores Gerais do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Serviço de Migração Estrangeiros (SME), o Comandante da Polícia de Guarda Fronteiras de Angola, Directores Nacionais e Técnicos, para além de quadros séniores do Ministério das Relações Exteriores, Defesa Nacional e outros.