REAFIRMADO EMPENHO DE ANGOLA NA ESTABILIDADE DA FRONTEIRA ANGOLA CONGO

16/05/2022 || 08:45:09


A Reunião Bilateral de  Defesa e Segurança entre as Repúblicas de Angola e Congo, começou, nesta segunda-feira, 16 de Maio de 2022, no auditório do edifício sede do Conselho Nacional de Carregadores, da Ponta Negra.

Falando durante a cerimónia de abertura da sessão de peritos, o coordenador da delegação angolana, comissário-chefe, António Pedro Candela, sublinhou o empenho de Angola na defesa da estabilidade, segurança da fronteira comum.

"As relações de cooperação entre a República de Angola e a República do Congo remontam aos primórdios da luta de libertação nacional, do jugo colonial dos dois países, reforçadas pelos laços de fraternidade, irmandade, solidariedade e boa vizinhaça", ressaltou o responsável.

Numa sala em que se encontravam os peritos de ambos os Países, Pedro Candela não se esqueceu das vantagens de encontros como este, porquanto, disse, servem para limar arestas no âmbito da segurança.
 
"É com enorme satisfação que as duas delegações angolana e congolesa, juntam-se mais uma vez para analisar os assuntos de interesse comum", rematou.
 
Terminou referindo que "as instituições que compõem a delegação angolana, continuam determinadas em trabalhar em conjunto com as suas congéneres congolesas, no sentido de promover e realizar acções que visam garantir a segurança e a estabilidade na fronteira comum; a troca de informações inerentes as actividades desenvolvidas por pessoas isoladas ou agrupadas que perturbem a paz, a segurança e a estabilidade dos dois países, bem como, garantir a segurança ao longo da fronteira comum, em benefício das populações dos dois países irmãos.

Para este primeiro dia e depois do acto de abertura entraram em acção duas comissões técnicas, a que vai avaliar a matéria ligada as fronteiras marítima, terrestre e fluvial e a segunda versada a defesa e segurança...

Recordo-se que, a reunião que hoje começou termina na quinta-feira, com o encontro dos Ministros, onde serão assinados alguns diplomas produzidos pelos peritos.