Angola registou no período de 1 de Janeiro à 30 de Março, um controlo significativo da criminalidade no país na ordem de 90%, fruto de várias acções desenvolvidas pelas forças da Polícia Nacional de Angola (PNA).
A informação foi, hoje avançada pelo Director-Adjunto de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional de Angola (DCII/PNA), Subcomissário, Mateus de Lemos Rodrigues, durante uma conferência de imprensa que decorreu na Unidade de Reacção e Patrulhamento (URP), que teve como objetivo apresentar os resultados operacionais do primeiro trimestre.
Segundo a entidade policial, o controlo significativo resulta de várias acções policiais que visaram a eficácia das medidas operacionais desencadeadas ao longo do I° trimestre do ano em curso, e permitiram, a detenção de 10.542 elementos, o desmantelamento de 88 grupos de marginais, a apreensão de 227 armas de fogo e a recuperação de 39 viaturas.
Em Luanda, foram detidos mais de 2.720 elementos, desmantelados 24 grupos de marginais, apreendidas mais de 114 armas de fogo, bem como foram recuperadas 13 viaturas.
Em Benguela foram detidas mais de 642 pessoas e apreendidas 17 armas de fogo.
Na Huíla foram detidos 824 cidadãos, desmantelados 03 grupos de marginais e apreendidas 20 armas de fogo.
Em Cabinda foram detidos 556 indivíduos, desmantelados 13 grupos de supostos marginais, apreendidas 04 armas de fogo e no Cunene foram detidos 409 elementos, desmantelados 24 grupos de suspeitos e apreendidas 16 armas de fogo.
A nível do País, estas são as províncias que mais se evidenciaram.
Mateus Rodrigues informou ainda que, nas mesmas acções operativas, houve também uma redução de 12% do número acidentes, 24% no número de mortes, assim como 12% no número de feridos, e os atropelamentos mantêm as cifras em 36%.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES