PROFISSIONAIS DE SAÚDE E JUSTO DA PNA COMEMORAM DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO COM DIVERSAS ACTIVIDADES

13/05/2022 || 08:52:53


Os profissionais de saúde do Hospital Pediátrico "David Bernardino" e o Justo da Polícia Nacional de Angola (PNA), celebraram, em Luanda, com diversas actividades, o dia Internacional do Enfermeiro que se assinala hoje, dia 12 de Maio, uma iniciativa da Direcção de Saúde da Polícia Nacional de Angola (DSS/PNA).

A actividade foi coordenada pela Directora de enfermagem do hospital, Cláudia da Silva Correia que considerou a data como um momento de reflexão, pelos feitos dos enfermeiros e da fundadora da enfermagem Florence Nightingle, a figura que ganhou o seu destaque pela participação como voluntária na guerra da Criméia em 1854, e é também vista como pioneira no tratamento dos feridos em batalhas.
"Essa data representa um marco histórico uma vez que celebramos os feitos da nossa padroeira, Florence Nightingle, a mulher que apareceu para revolucionar a enfermagem moderna, com os conhecimentos teóricos e práticos", disse Cláudia da Silva.

Para finalizar, o profissional Álvaro Cabingano descreveu o "Enfermeiro" como um advogado e juíz do paciente, bem como aquele que sente paixão pela vida humana.

Importa referir que o dia do enfermeiro é comemorado mundialmente por ser a data de nascimento de Nightingle, que contribuiu de forma grandiosa para a profissão dos enfermeiros.