Efectivos afectos a Direcção dos Serviços de Saúde da Polícia Nacional de Angola (DSS/PNA), participaram hoje, em Luanda, numa palestra subordinada ao tema "Emergência em Enfermagem e Humanização em Saúde", uma actividade que visa saudar o dia internacional da enfermagem, a ser assinalado no dia 12 de Maio, na próxima Quinta-feira.
O acto que decorreu na sala de reuniões da Unidade de Reacção e Patrulhamento (URP), foi presidido pela Directora de Saúde da PNA, Comissário, Rosa Bessa de Campos, em representação do Comandante-Geral da PNA, Comissário-Geral, Arnaldo Manuel Carlos.
Na ocasião, a prelectora, Subinspector Argentina Samba que dissertou o tema "Emergência em Enfermagem", definiu a emergência, como uma constatação relacionada com o agravamento da saúde que implica sofrimento intenso, com risco de morte e urgência como a ocorrência imprevista de um agravamento, com ou sem risco de vida.
A especialista de saúde, Argentina Samba, acrescentou que as duas características pressupõem atendimento médico rápido e proporcional a sua gravidade, assim como destacou a emergência, como a mais grave que a urgência.
Já o orador, Inspector Silvino Martins, que abordou questões relacionadas com a humanização em saúde, fez saber que, apesar dos avanços tecnológicos, o serviço dos profissionais de saúde, devem ser sempre humanizados e ter como foco os pacientes, uma vez que a política nacional de humanização de saúde foi criada para garantir uma boa relação entre os gestores, profissionais e pacientes no processo de modernização da saúde.
Para terminar, o Oficial Subalterno concluiu que humanizar, em enfermagem é um conceito indispensável para assistência aos pacientes que devem ser prioridade para qualquer profissional desta área.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES