Os governos de Angola e Namíbia assinaram, ao meio da manhã desta segunda-feira, 02, o Protocolo de Cooperação entre as Polícias de ambos os Estados.
O referido instrumento jurídico foi rubricado pelos Ministros do Interior de Angola, General - Eugénio Laborinho e o seu homólogo, Albert Kawana, Ministro dos Assuntos Internos, Imigração, Protecção e Segurança da República da Namíbia.
Durante o acto solene, que decorreu nas instalações do Ministério da Segurança deste País africano, ouviram-se discursos, proferidos pelas altas entidades do encontro.
Na ocasião, Eugénio Laborinho disse que, "entre as Republicas de Angola e Namíbia existem fortes laços históricos e culturais, bem como uma forte identidade e pontos de vista que remontam dos primórdios da independência nacional.", frisou.
Já o ministro namibiano aproveitou a ocasião para agradecer o imparável apoio de Angola ao povo namibiano, que conaiderou ter sido determinante para a independência do seu país.
O protocolo assinado visa, dentre outros objectivos, estabelecer os domínios e as formas de cooperação policial com base no acordo existente em matéria de ordem pública.
Áreas como gestão da ordem pública, prevenção e combate ao terrorismo, segurança rodoviária, investigação sobre crimes cibernéticos, patrulhamento náutico, montagem de viaturas policiais e outras fazem parte do acordo hoje assinado.
Recordo-lhe que, a jornada laboral desta segunda-feira compreendeu a assinatura do Protocolo, encontros oficiais com altas entidades das forças de defesa e segurança da Namíbia e trabalho no Comando Geral da Polícia local.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES