ANGOLA E NAMÍBIA ASSINAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA POLICIAL

03/05/2022 || 10:43:53


Os governos de Angola e Namíbia assinaram, ao meio da manhã desta segunda-feira, 02,  o Protocolo  de Cooperação entre as Polícias de ambos os Estados.

O referido instrumento jurídico foi rubricado pelos Ministros do Interior de Angola, General - Eugénio Laborinho e o seu homólogo, Albert Kawana, Ministro dos Assuntos Internos, Imigração, Protecção e Segurança da República da Namíbia.

Durante o acto solene, que decorreu nas instalações do Ministério da Segurança deste País africano, ouviram-se discursos, proferidos pelas altas entidades do encontro.

Na ocasião, Eugénio Laborinho disse que, "entre as Republicas de Angola e Namíbia existem fortes laços históricos e culturais, bem como uma forte identidade e pontos de vista que remontam dos primórdios da independência nacional.", frisou.

Já o ministro namibiano aproveitou a ocasião para agradecer o imparável apoio de Angola ao povo namibiano, que conaiderou ter sido determinante para a independência do seu país.

O protocolo assinado visa, dentre outros objectivos, estabelecer os domínios e as formas de cooperação policial com base no acordo existente em matéria de ordem pública.

Áreas como gestão da ordem pública, prevenção e combate ao terrorismo, segurança rodoviária, investigação sobre crimes cibernéticos, patrulhamento náutico, montagem de viaturas policiais e outras fazem parte do acordo hoje assinado.

Recordo-lhe que, a jornada laboral desta segunda-feira compreendeu a assinatura do Protocolo, encontros oficiais com altas entidades das forças de defesa e segurança da Namíbia e trabalho no Comando Geral da Polícia local.