DEPARTAMENTO DE INVESTIGAÇÃO DE ILÍCITOS PENAIS ACOLHE PRIMEIRO ENCONTRO METODOLÓGICO

21/04/2022 || 05:51:29


O Departamento Provincial de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), na Lunda-Norte, após 10 meses de funcionamento naquela Província, acolheu recentemente, o primeiro encontro metodológico, onde foram ministradas duas palestras subordinadas aos temas: Situação Operativa e Recolha dos Vestígios no Local do Crime".

O encontro que teve lugar na sala de reuniões do Comando Provincial da Lunda-Norte, foi presidido pelo Comandante Provincial, Comissário, Alfredo Quintino Lourenço "Nilo", que na ocasião, enalteceu o empenho das forças do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), naquela parcela do território.

Para a alta patente na Lunda-Norte, a actividade de investigação criminal, não se deve focar somente na constituição de provas que levem a condenação dos presumíveis autores, em diversas acções ilícitas, mas, prosseguiu, a mesma, inversamente terá que procurar aprofundar a matéria probatória que permita absolver aqueles indivíduos que não estejam envolvidos.

Por sua vez o Chefe de Departamento da DIIP, na província, Inspector, Tuyenikelau José Victor Martins, faz saber que, o encontro visou analisar as características dos vários métodos indispensáveis, ligados a avaliação de capacidades e limitações.

Fizeram parte do encontro, o Juiz Presidente do Tribunal da Comarca do Chitato, o Subprocurador da República na Lunda-Norte e Membros do Conselho Consultivo da Polícia Local.