EFECTIVOS DA POLÍCIA NACIONAL NA REGIÃO CENTRO E SUL DO PAÍS CAPACITADOS EM MATÉRIA DE PREVENÇÃO CONTRA TRÁFICO DE PESSOAS E CONTRABANDO DE MIGRANTES

19/04/2022 || 07:30:00


Os ministérios do Interior e da Justiça, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) promovem, de hoje dia 19 até amanhã, um workshop regional sobre "Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes, que decorre no Salão Nobre da Administração Municipal de Benguela, destinado aos efectivos da Polícia Nacional de Angola, destacados nas províncias do Huambo, Bié, Benguela e Cuanza-Sul.

A sessão de abertura foi presidida pela vice- Governadora para o Sector Político, Social e Econômico, Lídia Amaro,
em representação do Governador de Benguela e esteve ladeada pelo 2° Comandante Provincial, Subcomissário - Joaquim Diogo Brás, em representação do Comandante-Provincial, Comissário - Aristófanes Vila Cardoso dos Santos e pela administradora municipal de Benguela. Paula Marisa.

Intervindo na abertura do certame, o Director Nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça e de Direitos Humanos da República de Angola, Yanick Bernardo, louvou a adesão massiva da Polícia Nacional de Angola, no workshop, salientando o interesse dos efectivos em aprender mais sobre prevenção e combate de tráfico de seres humanos.

"O Workshop tem como objectivo dotar os efectivos de conhecimento que os permita identicar casos de tráfico de seres humanos, contrabando de migrantes e assistência às vítimas", aclarou o director Nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça e de Direitos Humanos da República de Angola, Yanick Bernardo.

No acto, esteve ainda  presente o
Chefe de Departamento de Educação Patriótica (DEPAT) do Comando Provincial de Benguela, Superintendente-Chefe, Américo Prata de Almeida Catondo, que esteve acompanhado dos Oficiais Carlos Estêvão e Yuri Zeca, afectos, igualmente,  ao DEPAT, que coordenam a actividade.

Refira-se-que, a Organização Internacional para as Migrações (OIM), criada em 1951, é a principal organização intergovernamental no âmbito da migração e trabalha em estreita colaboração com associados governamentais, intergovernamentais e não governamentais. 

A organização conta com 165 Estados-membros, oito Estados que têm o status de observador e escritórios em mais de 100 países. A OIM está comprometida em promover a migração humana e ordenada para o bem de todos, oferecendo serviços e assessoria a governos e migrantes. A Carta da OIM reconhece explicitamente o vínculo entre a migração e o desenvolvimento econômico, social e cultural, assim como o respeito ao direito à liberdade de movimento das pessoas.