ORDEM E SEGURANÇA PÚBLICAS DE ANGOLA E CONGO COMEÇARAM A SER DEBATIDAS EM LUANDA

18/02/2022 || 04:26:46


Altos responsáveis dos Ministérios do Interior angolano e da Segurança e Ordem Pública do Congo começaram a debater, na manhã desta quinta-feira, 17, no edifício sede do MININT, em Luanda, a situação da segurança e ordem públicas dos dois Estados.

O acto de abertura da cerimónia, sessão de peritos, coube ao Comissário-Geral, Arnaldo Manuel Carlos, Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola e Presidente da Comissão de Peritos.

O Comandante-Geral da Polícia Nacional sublinhou que as relações de ambos os países remontam dos primórdios, daí que se atribui uma grande importância ao encontro, cientes do valor que ele merece.

"A presente reunião visa dinamizar as relações entre os dois Estados e nós estamos satisfeitos por nos visitar. Aliás, em Angola considera-se que, uma casa visitada é uma casa abençoada, por isso estamos muito alegres em receber os nossos irmãos, para que possamos discutir e aflorar assuntos pertinentes", destacou o Comandante-Geral.

O Coordenador da Sessão de Peritos, Arnaldo Carlos, referiu, por outro lado, que "destas discussões constam um memorando que vai produzir documentos essenciais que levaremos aos nossos ministros, pelo que espero que estejamos engajados nos assuntos que estão na mesa, para que, com bastante abertura, possamos atingir os objectivos almejados", rematou.

Por seu lado, o representante da Delegação de Peritos da República do Congo, General, Philippe Obara, Administrador Geral da Central de Inteligência e Documentação considerou as relações entre Angola e Congo como excelentes, o que deve ser aproveitado para estabilizar, cada vez mais, a região.

"A República do Congo está sempre disponível para discutir tudo que que possa melhorar a vida dos dois povos amigos, num clima construtivo para se encontrar soluções", disse.

"Para o bem estar e a paz dos nossos respectivos povos, temos de considerar a questão de segurança na fronteira comum, temos de analisar a questão das forças migratórias", asseverou.

Vale lembrar que, a sessão de peritos desta reunião, que decorre, está a debater os assuntos que serão apreciados na sessão ministerial que acontece sexta-feira, 18, onde poderão ser assinados memorandos e estabelecer pontes para a melhoria das relações mútuas.

Participam da sessão de peritos, para além dos respectivos Comandantes-Gerais, responsáveis de ambos os Ministérios