VICE-PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA APELA ENGAJAMENTO DE TODOS NO COMBATE À CORRUPÇÃO E À IMPUNIDADE EM ANGOLA

18/02/2022 || 04:23:24


O combate à corrupção e à impunidade no País deve ser um compromisso de todos os cidadãos, em particular, das forças da ordem apelou, ontem, em Luanda, o Vice-Procurador-Geral da República, Mota Liz, durante uma aula magna sobre o tema que dissertou no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais " General - Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem", em alusão ao 46.º aniversário da Corporação.

O Vice-Procurador-Geral da República reconheceu que o combate à corrupção e à impunidade não é uma prática fácil para qualquer cidadão, pois segundo o orador, "ela requer conhecimento e a sua evolução é rápida e global, cuja visibilidade é nula, inteligente e feita com reserva".

O prelector entende que, o combate ao fenómeno na Corporação deve ser visto em duas vertentes e dimensões, quer seja interna ou externa. "Se o chefe não estiver comprometido com o combate à corrupção, não se vai a lado nenhum, pois a Polícia Nacional de Angola é uma organização que tem vários segmentos funcionais, e quem adere à Corporação deve saber o seu papel e a sua identidade".

Por este facto, Mota Liz defende uma melhor preparação das forças policiais para "desmascarar" tais crimes, pois, de acordo com o também catedrático, a sua investigação apresenta dificuldades, por alegadamente se tratarem de pessoas especializadas em economia, finanças e contabilidade.

Por último, Mota Liz reiterou o combate ao fenómeno, que "lesa o património público, gera pobreza e cria desconfiança dos cidadãos contra as instituições públicas e desencoraja o investimento estrangeiro".

"Este fenómeno é proveniente da própria natureza humana, vamos todos olhar para a nossa dimensão interna, aperfeiçoando os nossos métodos de actuação para o combate a corrupção na sociedade", arrematou.