COMUNICAÇÃO DE CRISE NOS ÓRGÃOS DO MININT ABORDADA EM LUANDA

11/02/2022 || 08:39:02


O Director-Adjunto de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional de Angola (DCII/PNA), Subcomissário, Mateus de Lemos Rodrigues, defendeu, hoje, em Luanda, a necessidade de se potenciar os órgãos de comunicação institucional de modo a fazer face às crises que possam advir, pelo que, advoga a preparação de uma "boa gestão de crise ".

O repto foi lançado numa sessão formativa dirigida aos chefes de secção de comunicação institucional das delegações municipais de Luanda, numa iniciativa da Delegação Provincial do Ministério do Interior (MININT), que, hoje, deu prosseguimento ao seu programa de formação na especialidade.

Na ocasião, o Subcomissário sublinhou que, o ambiente corporativo está propenso e vulnerável a enfrentar crises. "Logo, existe a importância de organizar uma boa gestão de crises, elevando os procedimentos de comunicação interna", disse Mateus Rodrigues.

Numa comunicação sob o tema: "Gestão de Comunicação de Crise - Ferramenta Indispensável no Processo de Gestão e Resolução de Crises no seio Organizacional", o Oficial Comissário sublinhou ainda que, "durante uma crise ou situação de contingência que se tornou pública, a boa cooperação com a Comunicação Social pode ajudar a organização a manter os colaboradores, grupos de interesse e a sociedade civil informados sobre o problema e as acções em curso para solucioná-lo. Logo, qualquer falha nessa comunicação pode agravar a crise ou gerar novas crises, danificando a reputação. A rapidez da resposta, a experiência e o número de recursos humanos disponíveis é essencial a este tipo de ocorrências", advertiu o prelector.

Mateus Rodrigues enfatizou os pilares fundamentais para uma boa gestão de crise, tendo em atenção: "a Liderança, o Porta-Voz; Timing (tempo); Stakeholders; Plano de Crise e Comunicação, pois, entende-se que a crise quando se deflagra numa instituição quem resolve é a liderança e não a comunicação", afirmou,

O Director-Adjunto da DCII/PNA lembrou ainda que, "a comunicação é apenas a maneira que se utiliza para fazer passar a resolução do problema e que, deve ser bem passada".