NOVO INSPECTOR-GERAL DA PNA JÁ EM FUNÇÕES

07/02/2022 || 09:31:43


O Ministro do Interior Eugénio César Laborinho, presidiu, hoje, em Luanda, ao acto de passagem de pastas ao novo Inspector-Geral da Polícia Nacional de Angola, Comissário-Chefe, Albino Francisco de Abreu (Xaxá), que passa já a exercer as suas funções, após ter sido, recentemente, nomeado pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço.

No acto que decorreu na sala de reuniões da Unidade Operativa de Luanda, Eugénio César Laborinho, que esteve ladeado pelo Comandante-Geral da PNA, Comissário-Geral, Arnaldo Manuel Carlos, defendeu a necessidade de uma Polícia mais disciplinada e pronta para os desafios da actualidade, em que a Inspecção deverá actuar de forma pedagógica na sensibilização dos efectivos, para que o serviço de garantia da segurança pública seja exercido com zelo.

O Ministro do Interior destacou, igualmente, a necessidade do combate à corrupção e de outros males, ao mesmo tempo que, apelou maior cooperação com outras forças como o SIC, IGAE, PGR e a Pocuradoria Militar, por via de acções formativas, baseadas na troca de experiência.

Por sua vez, o novo Inspector-Geral compromteu-se em trabalhar nos instrutivos para observância da doutrina Policial, pautando por uma inspecção preventiva.

"Primaremos por uma inspecção preventiva, visando alcançar níveis satisfatórios de eficácia, no combate às más-práticas" disse o Comissário-Chefe, Albino Francisco de Abreu.

Já o Inspector Cessante e actual 2º Comandante-Geral, Comissário-Chefe Domingos Ferreira de Andrade, agradeceu ao apoio que lhe foi prestado durante o exercício das suas funções e augurou êxitos ao novo Inspector-Geral, desejando a continuidade do Controlo da estabilidade operacional da Inspeção na Polícia Nacional de Angola.

Testemunharam o acto, membros do Conselho Superior do Ministério do Interior e do Comando Geral da Polícia Nacional de Angola.