EFECTIVOS DA PNA CAPACITADOS PARA PREVENÇÃO E COMBATE AOS CRIMES DA VIDA SELVAGEM E BIODIVERSIDADE

01/02/2022 || 09:27:20


Efectivos de vários órgãos da Polícia Nacional de Angola (PNA), foram, hoje, capacitados em matérias de prevenção contra crimes da vida selvagem e biodiversidade, numa iniciativa do Instituto Nacional da Biodiversidade e Conservação (INBC), que pretende cooperar mais com a Corporação Policial na protecção do meio ambiente.

Acção formativa, seminário, por vídeo conferência, enquadrou-se nas celebrações do dia nacional do ambiente, que se assinala na próxima segunda-feira, dia 31 de Janeiro, e decorreu na sala de reuniões da Unidade Operativa de Luanda, num acto dirigido pela Directora Geral do Instituto Nacional da Biodiversidade e Conservação (INBC), Albertina Nzuzi.

Na ocasião, a prelectora esclareceu que, a conservação e protecção da biodiversidade não é somente tarefa do Ministério da Cultura e ambiente, ou do instituto que dirige, "mas de todo cidadão, em particular dos Órgãos de Segurança Nacional".

"Precisamos agir urgentemente e unir esforços, para protecção a nossa biodiversidade, que precisa ser protegida porque os níveis de caça furtiva e comércio clandestino de vidas selvagens, estão atingir níveis alarmantes", alertou a dirigente.

Albertina Nzuzi defende, por isto, o agravamento das penas para desencorajar tal prática dos infractores.

"A nossa pena é reduzida, isso faz com que os caçadores dos países vizinhos entram para o nosso país, por via das áreas fronteiriças, para fazerem a caça. Precisamos harmonizar as penas para que os infractores não tenham espaços de manobras ", sublinhou.

Por último, a Directora informou ainda que, no período de cinco anos, foram detidos um total de 70 cidadãos, entre nacionais e estrangeiros, com destaque para vietnamitas.

Avançou ainda que, a sua instituição e os Serviços de Investigação Criminal (SIC) trabalham nas apreensões de carnes de caça, marfins de elefantes e escamas de pangolim

Por sua vez, o Director-Adjunto da Direcção de Segurança Pública e Operações (DISPO), Subcomissário, Cardoso Domingos Francisco, agradeceu a iniciativa da Instituto, considerando ser de suma importância a capacitação dos efectivos, no sentido de melhor lidar com a protecção e asseguramento da biodiversidade.

Participaram do certame efectivos dos vários Órgãos da Polícia Nacional e representações provinciais.