A Rede de Mulher Polícia Angola (REMPA) deu início, hoje, dia 07, a realização de actividades desportivas e culturas, que visam saudar o 08 de Março, Dia Internacional da Mulher.
A actividade, que decorre na arena baía de Luanda sob o lema "Os Desafios do Empoderamento Económico das Mulheres, num mundo de trabalho em mudança e na preservação do meio ambiente", visa aproximar as mulheres de distintos órgãos da Polícia Nacional de Angola, num ambiente de alegria, paz, trocas de experiências, euforia, salvaguarda, bem estar dos efectivos e cultivar o hábito do desporto.
Para a Presidente da Rede Mulher de Polícia, Comissário-Chefe, Elizabeth Ranque Franque, o dia 8 de Março é uma data de reflexão em memória de milhares de mulheres que se reuniram no protesto que ficou marcado em todo mundo e a associação que dirige tem realizado várias actividades, todos os anos, num abiente de alegria, disciplina, hierarquia e espírito de equipa.
A líder da organização que congrega todas as mulheres polícias de Angola, disse aos órgãos de Comunicação Social que a mulher polícia tem um papel importante no desenvolvimento da Corporação e do País, destacando ao mesmo tempo aquela que se notabilizam nos cargos de responsabilidade, pelo que desejou ver mais mulheres nos cargos operacionais.
Na mesma ocasião, o Vice-presidente para área Sócio Cultural do Interclube, Intendente - António Paulo da Cruz, coadjuvado por uma das antigas glórias do Interclube, a Subcomissário - Maria Trajano que ofertou materiais desportivos à Comissário-Chefe Elizabeth Ranque Franque.
Refira-se que durante a actividade as mulheres da farda azul disputaram fogos de barra de lenço, garrafinha, andebol, zumba, ginásticas e realizaram testes da Covid, HIV-Sida, Malária, rasteiro do cancro mama, hepatite, hipertensão arterial dentre outros e tiverem um almoço de confraternização.
Participaram do acto, o Director da Direcção de Educação Patriótica, Comissário-Chefe, António Jimbe e a Directora-Adjunta do Intercâmbio da Polícia Nacional de Angola, Subcomissário - Anisabel Santana.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES