POLÍCIA NACIONAL E UNIVERSIDADE CATÓLICA DE ANGOLA PROMOVEM FORMAÇÃO INTEGRADA EM DIREITOS HUMANOS PARA AGENTES POLICIAIS

20/01/2022 || 08:16:56


Efectivos da Polícia Nacional de Angola (PNA), começaram, nesta quarta-feira, dia 19, a ser capacitados, em Luanda, em matéria de direitos humanos, no 1° Curso Integrado em Direitos Humanos para agentes da PNA, numa iniciativa da Direcção de Educação Patriótica da Corporação, em parceria com o Centro de Direitos Humanos e Cidadania da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola (UCAN).

O Director de Educação Patriótica da Polícia Nacional de Angola, Comissário, António Vicente Gimbi, falando, à imprensa, à margem da abertura do certame, afirmou que, o 1° Curso Integrado em Direitos Humanos para Agentes da Polícia Nacional vai permitir melhorar as relações humanas entre agentes e cidadãos, bem como o empenho dos efectivos no cumprimentos das missões.

"A Policia é uma instituição que tem a responsabilidade de manter a ordem e tranquilidade pública. Por isso é que, os agentes devem possuir conhecimentos e habilidades nestas matérias dos direitos humanos, para agir com mais profissionalismo. Tenho a certeza que esta formação poderá ajudar os agentes polícias, naquilo que são os desafios da corporação, numa altura em que se aproximam as eleições no país", disse o Comissário.

Por sua vez, o Director do Centro de Direitos Humanos e Cidadania da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola (UCAN), Dilson de Almeida Adão, disse que, pretende-se com esta formação desenvolver uma cultura institucional de direitos humanos, de modo a reduzir acções de violência, que se assistem, nalgumas vezes, na actuação de agentes policiais, promovendo assim o conhecimento das normas internacionais de protecção dos direitos humanos.

"A missão da Polícia Nacional é manter a ordem e a tranquilidade pública e o seu compromisso é respeitar o direito, dever e liberdade dos cidadãos. Por isso é que, promovemos este curso, com propósito de dar ferramentas necessárias para uma melhor actuação da Polícia, respeitando a lei e os direitos humanos no país", sublinhou o responsável da UCAN.

Dilson Adão vançou ainda que os formandos irão aprender sobre mecanismos de resolução de conflito entre o cidadão e Polícia a nível da psicologia comportamental, bem como poderão prevenir situaçoes de conflitos.

Refira-se que, a formação decorre até ao próximo dia 25 do corrente, no Salão Nobre da Universidade Católica de Angola ( Palanca).

A abertura da cerimônia contou, igualmente, com as presenças do Director-Adjunto da Direcção de Educação Patriótica da PNA e do Vice Reitor da Universidade Católica de Angola.