FORÇAS POLICIAS CHAMADAS A ADOPTAR FILOSOFIA DE POLICIAMENTO DE PROACTIVIDADE TENDO EM VISTA AS ELEIÇÕES GERAIS NO PAÍS

04/01/2022 || 01:12:04


O ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, recomendou, Ontem, em Luanda, a adopção de uma filosofia de policiamento de proactividade para este ano, tendo em conta os  desafios, que se avizinham, com a realização das eleições gerais no País.

O governante, que falava para os mais altos responsáveis da Polícia no País, na Unidade Operativa de Luanda, durante a reunião de balanço sobre o asseguramento da quadra festiva, orientou a  implementação de um  policiamento que se adeque ao período pré e pós eleitoral, tendo em atenção ao pressuposto da lei. 
"Devemos em especial, velar o respeito pelos direitos fundamentais e a dignidade da pessoa humana e, para o efeito, devemos começar já o processo de formação do nosso efectivo, assim como os preparar para garantia de um ambiente seguro em todas as fases do processo eleitoral, desde o asseguramento dos candidatos, das campanhas partidárias, assim como dos observadores”, disse o governante.

O número um do MININT orientou, igualmente, para este ano, o reforço das acções de sensibilização aos cidadãos, para uma boa postura comportamental, com respaldo no cumprimento da lei. “Devemos ter uma acção de proximidade com os cidadãos, para nos ajudarem a resolver alguns fenómenos preocupantes, tais como, a vandalização de bens públicos, a identificação de cidadãos que possuem armas de fogo, a detenção de potenciais criminosos que cometem crimes violentos, assim como garantir o sentimento de segurança à população”, disse o ministro.

Eugénio  Laborinho reiterou a necessidade da firmeza nas acções policiais, "sempre no espírito de salvaguarda dos bens mais elementares da sociedade".
“Devemos continuar firmes, unidos e resilientes na missão que nos foi incumbida, para que o cidadão sinta em nós confiança e que o processo de asseguramento da sociedade, dos cidadãos e dos seus bens, dos bens público e dos órgãos de soberania continuem a ser garantidos com eficácia e eficiência, para dignificar a responsabilidade que nos foi atribuída como os garantes da paz social”, reforçou a entidade.

Na ocasião, o ministro  assegurou que, o Executivo angolano irá continuar a apostar nas forças de defesa e segurança e anunciou que, o seu pelouro, irá, nós próximo dias, dar seguimento ao projecto de ajuda e controlo das unidades, procedendo a entrega de meios operacionais, para fazer face à situação da criminalidade e assegurar a ordem e tranquilidades públicas.