OPERAÇÃO "NKEMBO" RESULTA NA DETENÇÃO DE 305 CIDADÃOS DURANTE A PASSAGEM DE ANO NO PAÍS

04/01/2022 || 12:15:12


Um total de 305 cidadãos foi detido no País, durante a passagem de ano, no âmbito da “Operação Nkembo” da Polícia Nacional de Angola, em parceria com outras forças do Ministério do Interior, destacadas no asseguramento da quadra festiva.

Os dados foram revelados neste sábado, nas instalações da Unidade Operativa de Luanda, pelo Director-Adjunto da Direcção Nacional de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional de Angola (DCII/PNA), Superintendente-Chefe, Mateus Rodrigues, durante a conferência de imprensa de balanço das acções desenvolvidas pela Polícia Nacional durante os festejos do ano novo.

Mateus Rodrigues explicou que, dos 305 indivíduos detidos, 75 incorreram em crimes comuns, 29 em flagrante delito, 22 por mandados de detenção e 24 por sequência investigativa.

Durante o mesmo período, avançou o responsável, 226 cidadãos estrangeiros foram detidos por violação de fronteira.

O Director-Adjunto da DCII acrescentou ainda que, foram apreendidas 11 armas de fogo, sendo 03 na província de Luanda, 03 em Moxico, 02 no Kwanza-Norte, 01 no Kwanza-Sul, 01 em Cabinda e 01 na província de Benguela.

Na mesma operação, segundo Mateus Rodrigues, foram igualmente, apreendidas um total de 37 motorizadas nas províncias do Zaire, Moxico, Bié, Huíla, Kwanza-Norte e Lunda-Norte.

Foram efectuados um total de 2.069 patrulhamentos preventivos, que culminaram no encerramento de 453 locais de convívio, 342 igrejas, por incumprimento do Decreto Presidencial sobre à Covid-19, que, entretanto, também, resultaram em 27 encerramentos e interdição de vendas de bebidas alcoólicas nas lojas de conveniência e na via pública, sendo 17 em Cabinda e 10 em Benguela

De acordo com o Superintendente-Chefe, foram registados 114 crimes, dos quais 60 mereceram a intervenção directa das Forças de Defesa e Segurança. "Ocorreram 03 agressões sexuais, duas esclarecidas, com 05 detidos, praticadas por pessoas conhecidas, vizinhos. Os factos ocorreram nas províncias de Luanda e Lunda-Norte", o interlocutor.

A PNA acrescentou, registou ainda 21 casos de ofensas a integridade física, 25 roubos, 47 furtos, nas províncias do Moxico, Luanda, Kwanza Norte, Malanje, Bengo, Benguela, Huíla, Huambo, Bié, Lundas, Norte e Sul, Uíge, Namibe, Zaire, Cunene e Kuando Kubango.

No domínio do trânsito, a fonte revelou que, a Corporação registou 22 acidentes de viação, com três mortes e 22 feridos, sendo as providências de Luanda e Benguela com maior incidência registada.