O 2.º Comandante Geral da Polícia Nacional de Angola (PNA), Comissário-Chefe Domingos Ferreira de Andrade, encerrou hoje, 06 de Novembro de 2025, o 21.º Curso Básico de Polícia de Ordem Pública, referente aos Polos de Benguela, Cuanza-Sul e Huíla. A cerimónia decorreu na Academia de Polícia “Comandante Santana André Pitra Petroff”.
Na ocasião, o Comissário-Chefe, que presidiu ao acto em representação do Comandante Geral da PNA, Comissário-Geral Francisco Monteiro Ribas da Silva, afirmou que a qualidade do serviço policial depende do aprimoramento do atendimento ao cidadão, com actuação legal, ética e educada, factores imprescindíveis para a redução de erros profissionais, o fortalecimento da credibilidade e o aumento da confiança pública na Instituição.
“Ser agente da Polícia é uma missão que exige respeito pela hierarquia e pela disciplina; é saber agir e reagir, enfrentar situações operacionais complexas com prudência, coragem e obediência à lei. Significa actuar com base nos princípios, normas e procedimentos técnico-operacionais adequados à missão”, destacou o dirigente.
Com uma carga horária total de 540 horas, o curso formou 1017 novos agentes, que frequentaram quatro módulos estruturantes: Formação Geral, Instrução Militar, Formação Jurídica e Formação Técnico-Policial, com enfoque nos conteúdos práticos e operacionais.
A formação incluiu ainda palestras, treinos de indução operacional, estágio e outras actividades complementares, conforme destacou no relatório síntese o Director Interino da Escola Prática de Polícia, Subcomissário Amável Marcos Alicerces.
Estiveram presentes na cerimónia o Delegado do MININT e Comandante Provincial da PNA em Benguela, Comissário Aristófanes dos Santos; os Directores da ACADEPOL “Soba Quilulo” e de Doutrina e Ensino Policial, Comissário António Pinduka Marques; os Comandantes Provinciais da Huíla, do Bié e do Cuanza-Sul; os 2.ºs Comandantes Provinciais do Huambo e do Cuanza-Norte; bem como o Administrador Adjunto da Baía-Farta, em representação da Administração Municipal.

2.º COMANDANTE GERAL DA PNA ENCERRA 21.º CURSO BÁSICO DE POLÍCIA DE ORDEM PÚBLICA

POLÍCIA NACIONAL DE ANGOLA E A GUARDA NACIONAL REPUBLICANA DE PORTUGAL FORTALECEM COOPERAÇÃO

PNA CONSIDERADA COMO MODELO DE ACOLHIMENTO QUE VALORIZA O ESPÍRITO DE COOPERAÇÃO