COMISSÁRIO-GERAL REÚNE-SE COM INSPECTORES DA POLÍCIA NACIONAL

12/07/2025 || 10:13:13


O Comandante Geral da Polícia Nacional de Angola, Comissário-Geral, Francisco Monteiro Ribas da Silva, reuniu-se neste sábado, 12 de Julho de 2025, com os responsáveis da Inspecção Geral da corporação, num encontro realizado na sala de reuniões da Unidade de Reacção e Patrulhamento.

A reunião teve como objectivo verificar, avaliar e aferir o grau de execução e cumprimento dos pré-requisitos operacionais do órgão de Inspecção.

Durante o encontro, foram abordadas questões relacionadas com as responsabilidades específicas de cada inspector, métodos de actuação no exercício da fiscalização, bem como a verificação e avaliação do comportamento e apresentação dos efectivos, com vista ao reforço do cumprimento das normas, padrões e regulamentos da Polícia Nacional. Destacou-se, igualmente, a importância do constante aprimoramento técnico-profissional para um melhor desempenho das funções.

Na sua intervenção, o Comissário-Geral sublinhou a necessidade de os inspectores actuarem com rigor, aptidão, profissionalismo e proactividade. Encorajou-os a examinarem criteriosamente os equipamentos, o ambiente de trabalho e a apresentação dos efectivos, garantindo conformidade com os padrões e requisitos estabelecidos.

Na ocasião, orientou o Inspector Geral da PNA, Comissário-Chefe Inocêncio de Brito, o reforço em promover o espírito de camaradagem, ser exemplo de conduta entre os efectivos, elevar a disciplina ao mais alto nível e agir com firmeza perante eventuais violações das normas internas, assegurando o cumprimento rigoroso das orientações superiores.

Por sua vez, o Comissário-Chefe Inocêncio de Brito manifestou satisfação pelas orientações recebidas, considerando-as oportunas, e garantiu empenho total durante o seu mandato para corresponder às expectativas da corporação e da sociedade, promovendo uma polícia cada vez mais exemplar aos olhos dos cidadãos.

O encontro contou com a participação dos 2.ºs Comandantes Gerais, Comissários-Chefes Domingos Ferreira de Andrade e Orlando Paulo Jorge Bernardo, dos membros do Conselho Superior de Polícia, dos membros do referido órgão, e por vídeo-conferência, dos Inspectores Provinciais.