O Comandante Geral da Polícia Nacional de Angola, Comissário-Geral, Francisco Monteiro Ribas da Silva, orientou, nesta terça-feira, 8 de Julho de 2025, os efectivos a primarem pela liderança pedagógica e pela formação contínua, como ferramentas essenciais para melhorar o desempenho nas missões, servir o cidadão com precisão e garantir a tranquilidade pública.
A orientação foi transmitida durante a cerimónia de abertura do III Concentrado Metodológico da Polícia de Intervenção Rápida (PIR), realizada na sala de reuniões do Centro de Adestramento de Cavalaria e Cinotecnia, em Luanda. O evento tem como objectivo abordar temas estratégicos para o enriquecimento técnico e profissional dos efectivos da corporação.
No seu discurso, o Comissário-Geral apelou aos efectivos para exercerem uma liderança responsável, com empenho e disciplina, promovendo a capacitação técnica e profissional, a coesão, o espírito de camaradagem e o respeito mútuo, tanto dos superiores para com os subordinados e vice-versa. Segundo o Dirigente máximo da Corporação, estas práticas são fundamentais para garantir a plena satisfação no seio das forças e transmitir valores positivos às famílias, à sociedade e a todos os que dependem da actuação policial.
“Precisamos de líderes e chefes que orientem, ensinem, motivem e se empenhem na manutenção da ordem e da segurança, de forma a satisfazer as expectativas do cidadão”, frisou.
Francisco Monteiro Ribas da Silva sublinhou ainda a importância da assimilação rigorosa dos conteúdos que serão tratados ao longo do Concentrado Metodológico, destacando a necessidade de eficiência e confiança no cumprimento das missões atribuídas. Manifestou também a sua satisfação pelo desempenho da PIR na preservação da ordem e da tranquilidade pública.
Por sua vez, o Comandante da Polícia de Intervenção Rápida, Comissário-Chefe, Mário Queiróz Marques, garantiu o cumprimento rigoroso das orientações superiores durante o concentrado e o compromisso de coordenar as acções para manter a PIR coesa, disciplinada e sempre pronta para responder aos desafios e missões que lhe forem atribuídas.
COMISSÁRIO-GERAL DA PNA DEFENDE LIDERANÇA PEDAGÓGICA PARA MELHOR DESEMPENHO NAS MISSÕES