PNA PARTICIPA DA FORMAÇÃO DE OPERAÇÕES DE APOIO À PAZ NA SADC

22/11/2021 || 03:29:00


Luanda 

A Polícia Nacional de Angola ( PNA), à semelhança de outros órgãos de defesa e segurança nacional, participa, de 22 de Novembro a 03 Dezembro do corrente ano, do curso sobre “Operações de Apoio à Paz”, a nível da região dos países de Desenvolvimento da Comunidade da África Austral (SADC).

A formação que decorreu em formato virtual a partir da Sala de reuniões da Direcção de Intercâmbio da Corporação, conta com a participação de um total de 71 efectivos dos órgãos de Defesa e Segurança dos Estados-membros da SADC, entre os quais, 02 efectivos da Polícia Nacional de Angola(PNA).

De acordo com Oficial de Operações do Comando da Polícia de Intervenção Rápida (PIR) e 2º Comandante da (FPU) da Unidade de Polícia Formada da (SADC), Superintendente, Avelino José, o objectivo deste curso é capacitar os efectivos de formas a aumentar os conhecimentos e domínio em volta de tudo sobre questões ligadas a operações de apoio à paz.

“Angola é um Estado-membro e naturalmente os seus órgãos de Defesa e Segurança foram convidados muito recentemente pelo segundo secretário das Nações Unidades, aquando da sua vinda a Angola, e o que está acontecer é uma preparação para os futuros desafios de missões de paz a nível da região”, sublinhou.

Para o Comandante de companhia no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais (ISCPC), Intendente Clélia Quissanga, é um desafio muito grande e uma experiência nova. “Após o término estaremos prontos para avançar onde o Estado angolano for chamado”, referiu a Comandante de companhia.

Refira-se que, no evento, estão a ser ministrados temas ligados à componente polícia, militar e civil.