POLÍCIA ANGOLANA ENGAJADA NAS MISSÕES DE PAZ DA SADC

18/11/2021 || 12:03:02


O Chefe de Departamento de Formação e Doutrina da Direcção de Ensino e Doutrina Policial da Polícia Nacional de Angola (PNA), Superintendente Paulo de Jesus Manuel Ribeiro, assegurou, hoje, em Luanda,  que a Polícia angolana, à semelhança de outros órgãos de defesa e segurança nacional, em representação do estado angolano, tem estado a contribuir nas questões de manutenção de paz,  em conjunto com forças de outros países de Desenvolvimento da Comunidade da África Austral (SADC).

A informação foi avancada, hoje, à imprensa da Corporação por aquele oficial Superior, à margem do 1º encontro virtual entre os Pontos Focais das Forças de Defesa e Segurança dos Países da SADC, da qual a PNA participou via Zoom, sob comando do Centro Regional de Formação de Manutenção de Paz (RPTC), com sede em Zimbabwe.

Na ocasião, o chefe da delegação angolana, no encontro, considerou de extrema importância a reunião de hoje, por permitir colher subsídios sobre os programas formativos que a RPTC passou para  os estados membros e pelo facto da referida reunião ter  aberto um novo horizonte sobre as perspectivas da  organização.

Por sua vez, o moderador da reunião, Coronel Maifika, sublinhou que o Centro Regional de Manutenção e Paz (RPTC), constitui um factor importante para a manutenção de paz a nível da região, realçando que, as missões são dinâmicas, o que obriga a organização a estar à altura de dar respostas pontuais.

“A questão da pandemia tem trago muitas dificuldades para concretização dos planos. Nesta altura, estamos a ver a possibilidade da digitalização das plataformas do Centro, uma vez que, anteriormente, os estados mandavam para formação cinco candidatos e com a digitalização poderemos formar mais membros sem se ausentarem dos seus países”, perspectivou o coronel.

Importa referir que, a Polícia angolana participou do encontro a partir da sala de reuniões da  Direcção de Intercâmbio da Corporação, baseada na baixa da cidade de Luanda.