AVALIADAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS DA UNIDADE FISCAL ADUANEIRA NO TERMINAL DE SEGUNDA LINHA DOS MULENVOS DE CIMA

26/06/2025 || 12:14:09


Avaliar o estado organizacional, operacional e logístico da Unidade Fiscal Aduaneira do Terminal de Segunda Linha foi o principal objectivo da visita realizada pelo Comissário Manuel Fernandes António, Comandante da Polícia Fiscal Aduaneira (PFA), no dia 24 de Junho de 2025, ao município do Cazenga, bairro dos Mulenvos de Cima, em Luanda.

A missão visou, igualmente, aferir a gestão do efectivo, as necessidades de melhoria das infra-estruturas e o nível de articulação entre os diferentes serviços da Unidade.

Durante a sua digressão, o Comandante determinou uma avaliação completa da estrutura, incluindo os dois postos independentes e as três esquadras, sublinhando que o processo deve englobar tanto os operacionais como os sectores administrativos.

Na ocasião, o Superintendente-Chefe, Gonçalo Manuel António fez uma apresentação sobre o historial da Unidade, fundada em 2009, e alertou para a necessidade urgente de reforço das condições de trabalho, como meio de potenciar a resposta no domínio operacional.

A agenda incluiu ainda uma visita à Esquadra da SOGETER (Sociedade Gestora de Terminais, S.A.), onde a comitiva foi recebida pelo Director-Geral, Dalésio Narciso. Durante o encontro, foram partilhadas informações sobre o funcionamento do terminal alfandegário do Porto Seco, em Viana.

No encerramento da visita, o Comandante agradeceu a recepção e destacou que a partilha de informações contribui para uma actuação policial mais coordenada e eficiente, tendo em vista a garantia da segurança pública.