O novo Ministro do Interior, Manuel Gomes da Conceição Homem, sublinhou, no dia 04 de Novembro do ano corrente, em Luanda, que o seu pelouro pretende manter um diálogo aberto com todos os sectores da sociedade civil, de modos a estar mais próximo dos cidadãos.
O Governante fez essas declarações na cerimónia de apresentação aos membros dos Conselhos Consultivos, onde assegurou que terá uma gestão republicana, com elevado sentido de patriotismo, baseada no primado da Lei, no respeito aos cidadãos, na defesa dos mais sagrados interesses do Estado angolano e das suas instituições. “Privilegiaremos o diálogo institucional, buscaremos a sábia contribuição especializada e a colaboração de todos os valorosos quadros deste Ministério, continuaremos a dedicar especial atenção à Segurança Pública, que a par da saúde e da educação, é uma das principais preocupações da cidadania”, garantiu Manuel Homem.
O Responsável ministerial prosseguiu dizendo que, dentre as várias prioridades, também estarão a prevenção e o combate ao crime organizado, tráfico de drogas e crimes conexos, a extensão do sistema de videovigilância por todo o País, a modernização do sistema de segurança pública, a redução dos níveis de sinistralidade rodoviária e o resgate da autoridade do Estado. "O uso da força é um dos fundamentos do trabalho policial, contudo, existem mecanismos não letais que, se aplicados, produzirão melhores resultados.
Os nossos Agentes da Polícia Nacional de Angola devem ser honrados, não podem ser agredidos, ofendidos e desrespeitados, como acontece em muitas situações, eles são seres humanos que podem cometer, portanto, os cidadãos podem contar com a nossa total abertura para ouvir as queixas e reclamações, estaremos próximos dos munícipes, que são, no final do dia, o objectivo maior da nossa acção", assegurou.
De acordo com o novo Ministro, a Polícia de Guarda Fronteiras e a Polícia Marítima, merecerão uma atenção especial, com segmentos essenciais para manutenção da Ordem Pública. "A Segurança não é apenas responsabilidade do Estado, todos nós temos um papel a desempenhar, apelo a cada cidadão, a tornar-se um promotor de segurança na sua comunidade, denunciando actividades suspeitas e cooperando com as Forças da Ordem", apelou o Governante.
Recorde-se que, Manuel Gomes da Conceição Homem, é o décimo primeiro Ministro a ocupar a pasta do Ministério do Interior, apresentado ontem aos Membros do Conselho Executivo do órgão que dirige, num acto presidido pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, ladeado pelo Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola (PNA), Comissário-Geral, Arnaldo Manuel Carlos, uma cerimónia que contou também com atribuição de cartão de sócio do Interclube ao novo Ministro pelo Presidente da referida agremiação desportiva, Alexandre Canelas.
PNA E AUTORIDADES POLICIAIS PORTUGUESAS REFORÇAM COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA SEGURANÇA RODOVIÁRIA
MINISTRO DO INTERIOR CONFERE POSSE AOS DIRECTORES DO MININT E OFICIAS COMISSÁRIOS DA PNA