DESEMPENHO DOS EFECTIVOS DO DEPARTAMENTO DE INVESTIGAÇÃO DE ILÍCITOS PENAIS NO COMBATE À CRIMINALIDADE SATISFAZ 2° COMANDANTE PROVINCIAL

11/07/2024 || 12:20:22


O 2⁰ Comandante Provincial da Polícia Nacional de Angola, no Cuanza-Sul, Subcomissário, Catarino Roque José da Silva, demonstrou, no dia 03 de Julho de 2024, estar satisfeito com o desempenho dos efectivos afectos ao Departamento de Investigação de Ilícitos Penais na prevenção e combate à criminalidade naquela região do país.

O Subcomissário, Catarino Roque José da Silva, falava na sala de reuniões do Comando Provincial, por ocasião do encerramento das festividades em alusão ao 4° aniversário da Direcção de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), que decorreu sob o lema: "Com Firmeza e Proximidade nas Acções de Investigações Criminais Comemoremos o 4º Aniversário da DIIP".

Durante o seu discurso, Catarino Roque disse que, "o momento é para reflexão sobre o desempenho do órgão dentro das suas atribuições, assim como fez lembrar que, o DIIP tem um papel de garante da liberdade dos direitos fundamentais dos cidadãos e na criação processual, face os casos tipificados como crimes, a luz da legislação penal vigente no País. Tem a árdua missão de prevenir, investigar e combater o crime".

O 2° Comandante Provincial apelou para a necessidade de se prestar atenção no tratamento às vitímas de crimes, cuidar dos bens apreendidos para evitar extravios e cumprir rigorosamente os prazos de instrução estabelecidos pelos Magistrados.

Por seu turno, o Chefe de Departamento de Investigação de Ilícitos Penais na província, Superintendente-Chefe, Mário Lino de Sousa, sublinhou que, a comemoração do 4⁰ aniversário de existência do órgão, confirma o crescimento e evolução gradual que se reflecte na qualidade do trabalho que se presta, bem como aconselhou a se estreitar parceria com os cidadãos nas comunidades, no âmbito da investigação de proximidade, no sentido de se reduzir os índices criminais.

Importa salientar que, a leitura da mensagem de agradecimento esteve a cargo da Inspector, Maria Prata Chambula, acto que foi seguido com momento músico-cultural.

Estiveram presentes no acto, membros do Conselho Consultivo do Comando Provincial afectos ao DIIP.