O Ministro do Interior da República de Angola, Eugénio César Laborinho, garantiu, na manhã desta Terça-feira, 31 de Outubro de 2023 que, o órgão que dirige continuará a apostar na formação dos seus efectivos, alinhada à Declaração Universal dos Direitos Humanos, tendo avançado que, até ao momento, foram formados mais de 3.700 efectivos, permitindo assim a melhoria da actuação do Órgão e dos seus Agentes.
A garantia foi dada durante a abertura da II Conferência Nacional de Direitos Humanos e Segurança Pública, que decorreu no anfiteatro do memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, sob o lema "promovendo a cidadania, a segurança pública e os direitos humanos".
Na ocasião, o titular da pasta do Interior referiu a necessidade de um trabalho conjunto, entre os órgãos de defesa e segurança, as organizações da sociedade civil e os cidadãos, para a harmonização dos interesses em jogo, durante a realização de actos de massas, sublinhando, que o exercício dos direitos e liberdades dos cidadãos devem estar harmonizados com a paz pública.
Por seu turno, Eline Eikiland, Ministra Conselheira da Embaixada da Noruega, acreditada em Angola, afirmou que os dois países têm uma longa e excelente cooperação na área dos direitos humanos. "Pelo que, eventos como estes fazem parte desta cooperação e acreditamos que este tema está a se tornar cada vez mais importante, tendo em conta o contexto actual", rematou.
De referir que, durante o certame foram abordados diversos temas como: "directrizes sobre o policiamento das manifestações por agentes responsáveis pela aplicação da Lei e uso da força no âmbito do exercício do direito de reunião", "o protocolo operacional da Polícia Nacional no asseguramento dos actos de reunião e manifestação", bem como "a relação entre a Polícia e o cidadão numa sociedade democrática".

COMANDANTE GERAL DA PNA LANÇA TERMINAL 110 PARA DENÚNCIAS CONTRA EFECTIVOS INFRACTORES

COMANDANTE PROVINCIAL DA HUÍLA HOMENAGEADO NO ÂMBITO DOS 50 ANOS DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL

REGULADOR DE TRÂNSITO QUE SALVOU A VIDA DE UMA CIDADÃ HOMENAGEADO E PROMOVIDO A 1.° SUBCHEFE