Já repousam no Cemitério da Sant'Ana, os restos mortais do Comandante Provincial do Uíge da Polícia Nacional, Comissário - Monteiro Matias Francisco dos Santos, que foi ontem, quinta-feira, dia 19 de Outubro 2023, a enterrar em Luanda, acto testemunhado por autoridades governamentais, Membros do Conselho Superior da Polícia Nacional de Angola (PNA), das Forças Armadas Angolanas (FAA), familiares e amigos, que renderam a última homenagem ao malogrado.
As exéquias decorreram no pátio do edifício 03 do Comando Geral da Polícia Nacional de Angola, junto à zona da Tourada, onde foram prestadas condolências e homenagens pelos Ministros do Interior, Eugénio César Laborinho e da Defesa e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, Governador Provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, Secretários de Estado, do Interior José Paulino da Cunha e dos Transportes, Jorge Bengue Calumbo, pelos Segundos Comandantes-gerais da PNA, Comissários-chefes António Pedro "Kandela" - Comandante Geral em Exercício - e Domingos Ferreira de Andrade, entre outras individualidades.
Na sua homenagem ao malogrado, o Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, destacou a singularidade do Comandante Monteiro, sobretudo no cumprimento das missões que a ele foram confiadas. "Foi um homem de poucas palavras, pacífico, sempre bem disposto e pronto a ouvir e dar conselhos aos seus próximos", elogiou.
Para o Ministro do Interior, o comandante Monteiro deixa um legado meritório e significante aos membros da sua delegação e aos demais efectivos da PNA.
Por sua vez, o Chefe de Estado-Maior das FAA, Altino Carlos José dos Santos, realçou a bravura e determinação do Comandante Provincial do Uíge, tendo-o colocado na lista dos poucos que se destacaram na geração dos jovens angolanos que decidiram pegar em armas e contribuir, de forma patriótica, para a luta de libertação nacional contra a opressão colonial, bem como no período pós-independência, em diversas frentes em que se destacou, com suor e sangue.
Já o Comandante-Geral da PNA, em sua mensagem, engrandeceu o percurso brilhante do Comissário, Monteiro dos Santos, por ter servido a Corporação e a nação angolana com brio, disciplina e profissionalismo, contribuindo para a afirmação da Polícia Nacional, na missão de garantia da ordem e tranquilidade públicas.
Refira-se que, após as assinaturas do livro de condolências, seguiu-se o cortejo fúnebre para o Cemitério da Sant'Ana onde, depois de cumpridas as formalidades próprias dos órgãos castrenses, já descansam os restos mortais do Comandante Monteiro dos Santos.

ANGOLA RECEBE OFICIALMENTE PRIMEIRO HELICÓPTERO DA NOVA FROTA PARA A PNA, ADQUIRIDA NA ITÁLIA

CIDADÃO PERDE A VIDA APÓS SER ATROPELADO POR UM VEÍCULO PESADO